Midia escolar e leitura critica do mundo
Utilizar as mídias na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia em sala de aula não se limite á leituras de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos. Para ler o mundo a partir dos olhares dos outros é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é o resultado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizado na sua realidade.
Para interpretar o mundo a escola é um agente social fundamental, mas não único.
Não devemos abrir mão de discutir na sala de aula, o fenômeno da mídia, especialmente a televisão, mas apartir dela para a compreensão critica do mundo. As crianças e os adolescentes na sociedade aprendem mais com a televisão do que com os pais e professores eles adquirem mais informações e conhecimentos por isso as mídias fazem parte da nossa vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário