segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Midia escolar e leitura critica do mundo

     Utilizar as mídias na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exercício cotidiano no uso da mídia em sala de aula não se limite á leituras de jornais, revistas ou dos veículos eletrônicos. Para ler o mundo a partir dos olhares dos outros é fundamental  que seus leitores aprendam antes  a ler o mundo em que vivem por meio da construção de suas  próprias narrativas. Só assim será possível a construção  do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é o resultado da  inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizado  na sua realidade.
   Para interpretar o mundo a escola é um agente social fundamental, mas não único.
Não devemos abrir mão de discutir na sala de aula, o fenômeno da mídia, especialmente a televisão, mas apartir dela para a compreensão critica do mundo. As crianças e os adolescentes na sociedade  aprendem mais com a televisão do que com os pais e professores eles adquirem mais informações e conhecimentos por isso as mídias fazem parte da nossa vida.

    

Sem comentários:

Enviar um comentário